quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Painel do Saci - MGI A


Neste mês, nos momentos de histórias, selecionamos livros com os personagens das lendas de nosso folclore. A figura mais significativa para a turma tem sido o Saci Pererê e, com isso, planejamos uma atividade integrando o trabalho com a personagem e as partes do corpo.


Selecionamos os materiais: folhas de papel color set pretas e vermelha, sulfite reciclado, giz de cera branco e a câmera digital da escola para o registro em fotos. Começamos com a roda para a leitura do livro "Os dez sacizinhos" de Tatiana Belinky. Em dias anteriores realizamos leituras dos livros "Saci em Cordel" e "O Saci" de Maurício de Sousa.


Ao término da leitura, colocamos sobre o tatame, no centro da roda, as quatro folhas de color set pretas, já colados formando um painel, e convidamos o Leonardo como modelo para o contorno do corpo do Saci. A medida que a ação acontecia, falamos as partes do corpo que iam sendo desenhadas.



Em um determinado momento, relembramos o grupo de que o Saci só tem uma perna e continuamos a traçar com uma só perna do Leo. Finalizamos o contorno perguntando ao grupo o que faltava no Saci já desenhado e eles foram apontando os olhos, o nariz, a boca e, por último, o short. Com a colaboração deles colamos tais partes e, após recortarmos o boneco, fixamos no painel da sala.

 






Na reunião com os pais, as crianças que estiveram presentes apontaram para o Saci e falaram que era o Leonardo. Explicamos todo o processo que também foi apresentado pelas imagens e com a leitura da história "Saci em Cordel" na reunião.


MGI A

Professoras Adriana, Carla, Luciana e Rosangela 

Nenhum comentário:

Postar um comentário