quinta-feira, 18 de abril de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA - 17 DE ABRIL DE 2013

UM POUQUINHO DE COMO FOI NOSSA JORNADA PEDAGÓGICA....


Iniciamos nossa Jornada Pedagógica com a presença dos professores da manhã e tarde, ATEs,  Agentes de apoio e Direção. Fomos convidados a viajar na contação da história “ As aventuras de Chu” realizada pela Professora Rozineide com muita propriedade.











A abertura da Jornada Pedagógica foi realizada através do vídeo do Prefeito Haddad e do secretário Cesar Callegari que desejaram uma boa discussão a todos e demonstraram a intenção de transformar São Paulo numa vitrine de boas práticas e numa cidade educadora.

Foi proposta da Jornada a reflexão sobre "que infância queremos para nossas crianças" e para fazermos esse exercício foi sugerido que primeiramente lembremos da nossa infância e para isso saboreamos alguns doces que comíamos quando criança. As lembranças também tem sabor.





Após a escuta da música " Jardins de Infância " de Elis Regina conversamos sobre outras brincadeiras que fazíamos e traçamos um paralelo com as brincadeiras e espaços que nossas crianças têm para brincar atualmente. O grupo foi instigado a pensar sobre: Quais serão as recordações que nossas crianças terão da infância? Que papel tem a escola diante desta infância?





O grupo foi convidado a ouvir a leitura do livro infantil “A escola dos meninos felizes”, a participar de brincadeiras de roda e a refletir : “Como será uma escola de bebês, meninos e meninas felizes?”






Para subsidiar essa reflexão foi passado algumas imagens das crianças do CEI que mostram os pequenos em diferentes momentos da rotina, foi apresentado a todos a tabulação da caracterização da nossa comunidade e resgatado um pouco o histórico do bairro através da fala de professores e funcionários que moram próximo ao CEI e já residem a algum tempo no bairro. Esse exercício teve o objetivo de traçar o perfil da criança real que atendemos.

A reflexão de cada um foi registrada, socializada e em seguida exposta num painel.




Realizamos a leitura e fizemos a discussão do texto“ A ética e a produção do conhecimento hoje de Mário Sérgio Cortella e para finalizar todos foram convidados a ouvir e cantar a música “Eu quero ser feliz agora” de Oswaldo Montenegro.

Registro de : Thelma H. A. Ales (diretora de escola)





Nenhum comentário:

Postar um comentário